Formação de Públicos Estratégicos - Açores, Algarve e Madeira

A Casa Qui lançou a execução de uma série de formações de públicos estratégicos na temática LGBTI para 2020.

A Casa Qui, no âmbito do apoio técnico e financeiro às organizações não-governamentais que defendem e protegem os direitos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, trans e intersexo (LGBTI), reconhecendo a sua relevância como interlocutoras privilegiadas e valorizando o seu contributo ativo para melhores resultados na implementação das medidas de política pública, nomeadamente da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação – Portugal + Igual (ENIND), encontra-se a implementar um projeto de execução de 6 ações de Formação de Públicos Estratégicos, acreditadas e gratuitas. Estas ações utilizarão os referenciais Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género (Ref. 8 – LGBT12+6) e Formação de Profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica - Violência Doméstica entre Pessoas do Mesmo Sexo (Ref. 9 – LGBT21) da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género e irão ocorrer na Região Autónoma dos Açores, na região do Algarve e na Região Autónoma da Madeira.


Público-Alvo

Profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica e profissionais que trabalhem em contextos que lidem com crianças e jovens, nomeadamente Educação, Juventude, Ação Social, Saúde e Proteção de Crianças e Jovens


Especialização

O referencial de Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género (Ref. 8 – LGBT12+6) proposto no âmbito deste projeto tem como subespecialização “Crianças e Jovens LGBTI”, tendo em conta a área de intervenção da Casa Qui e a vasta experiência da parte da sua equipa técnica com este segmento da população LGBTI.


Parcerias

A Casa Qui estabeleceu, no âmbito desta iniciativa, uma parceria com a Questão de Igualdade – Associação para a Inovação Social. Esta é uma associação com intervenção particular na área da igualdade entre mulheres e homens, com longa experiência enquanto entidade formadora certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT), que complementará a ação da Casa Qui neste projeto nas áreas da certificação, acompanhamento e avaliação das ações de formação concretizadas.  


Ações Programadas

8 a 10 de janeiro de 2020
Orientação Sexual e Identidade de Género | Crianças e Jovens LGBTI - V. Real de Sto. António, Algarve
Em parceria com a Câmara Municipal de Vila Real de Santo António

10 a 14 de fevereiro de 2020
Violência Doméstica em Casais do Mesmo Sexo - Loulé, Algarve
Em parceria com a Câmara Municipal de Loulé

11 a 14 de março de 2020
Violência Doméstica em Casais do Mesmo Sexo - Horta, Faial, Açores
Em parceria com a UMAR-Açores

20 a 23 de abril de 2020
Violência Doméstica em Casais do Mesmo Sexo - Funchal, Madeira
Em parceria com o Instituto de Segurança Social da Madeira

18 a 20 de maio de 2020
Orientação Sexual e Identidade de Género | Crianças e Jovens LGBTI - Vila do Porto, Sta. Maria, Açores
Em parceria com a Câmara Municipal de Vila do Porto

3 a 5 de junho de 2020
Orientação Sexual e Identidade de Género | Crianças e Jovens LGBTI - Ribeira Brava, Madeira
Em parceria com a Câmara Municipal da Ribeira Brava


Apoios