Ações de Sensibilização

A Casa Qui realiza workshops e ações de sensibilização e/ou formação sobre igualdade de género, orientação sexual e identidade ou expressão de género para entidades (públicas ou privadas) cujo seu objeto de intervenção passe, direta ou indiretamente, por considerar estas temáticas.

Os workshops e as ações de sensibilização e/ou formação podem igualmente estender-se a entidades com interesse na temática ou surgirem na sequência da consultoria técnica ou da articulação com a Casa Qui no sentido de dar resposta a casos específicos.

Com este tipo de atividade pretende-se contribuir para a aquisição de conhecimentos e competências na temática da igualdade de género, da violência doméstica e da violência de género, para a consciencialização dos processos subjacentes a eventos do ciclo de vida de pessoas que são lésbicas, gays, bissexuais, trans ou intersexo e prevenir/combater a discriminação e a vitimização. É nosso objetivo fornecer ferramentas a técnico/as para que consigam atender às particularidades e necessidades específicas deste tipo de população, nomeadamente em situações de crise ou risco, em temáticas como saúde mental, bullying (homofóbico ou transfóbico), violência doméstica (familiar ou na intimidade) e proteção de crianças e jovens. Por outro lado, pretende-se fornecer momentos de informação e debate à população sobre igualdade de género, orientação sexual e identidade/expressão de género em setores relevantes como a juventude, a família e a educação.

A Casa Qui tem recursos humanos qualificados profissionalmente para dar formação de acordo com o seguintes referenciais de formação da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género:

Formação em Orientação Sexual e Identidade de Género (Ref. 8 – LGBT12+6)

Formação de Profissionais da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica - Violência Doméstica entre Pessoas do Mesmo Sexo (Ref. 9 – LGBT21)


Tipos de Ação

Para Escolas e Juventude

 Igualdade de GéneroViolência no NamoroBullying
Workshop (90min)


Para Equipas Técnicas e Profissionais

 EducaçãoViolência DomésticaSaúde Mental
Workshop (2h)    
Manhã/Tarde (4h)
1 dia (6h)
2 dias (12h)

 

Testemunhos

A abordagem dos temas foi feita de uma forma realista, clara e diferente das quais tenho tido até à data.

A comunicação foi excelente e muito positivo o método de abordagem dos temas.

A Casa Qui consegue demonstrar que esta formação é muito importante para os interventores sociais. Mostrou a importância do tema e a sua pertinência.

A formação permitiu um conhecimento mais aprofundado da temática por se tratar de uma realidade mais desconhecida. Formadoras com boa metodologia e com capacidade de relação com os formandos.

Julgo que os temas abordados e as dinâmicas realizadas foram úteis para o público-alvo. Porque deu para observar que muitos dos conteúdos abordados eram desconhecidos para a maioria dos alunos.

Ler mais

A clareza com que foi feita a reflexão sobre este tema, o conhecimento e a planificação desta formação foram óptimos. Considero que todos os temas abordados e as dinâmicas realizadas foram importantes, aliás é bem visível pela pontuação que decidi assinalar sobre a formação. Continuação de um bom trabalho!

A ação permitiu-me desconstruir alguns mitos/crenças sobre a temática abordada. Muito útil para a nossa intervenção!

A ação foi bastante abrangente e dinâmica. Muito consistente.

A forma interativa como foram abordadas as temáticas permitiu fazer a ponte para a realidade.

O mais positivo da ação foi permitir confrontar-nos com os nossos preconceitos, repensá-los e possibilitar adequar as posturas técnicas perante eventuais utentes diferentes em termos da sua sexualidade e género.

A formação foi toda ela positiva, nomeadamente a forma "simples" e "aberta" como foram abordados os temas.

Muito positiva a exposição da teoria utilizando a prática, isto é, fazendo uso de dinâmicas intergrupais, numa óptica de integração, assim como a exposição e consciencialização para uma temática atual, relevante e susceptível de criar controvérsia.

Todos os temas e dinâmicas foram muito úteis. Fundamentação teórica muito boa.

A pertinência deste tema é incrível. Fico muito feliz com esta oportunidade de aprender no verdadeiro sentido da palavra. A parte prática, de interação, de proximidade "plateia"-formadoras foi muito positiva.

Foi muito positiva a passagem de informação de forma simples e eficaz, porque torna a formação (que é extensa) muito leve (capacidade de atenção/concentração).

Os aspectos mais importantes na minha opinião foram o fator liberdade, ter espaço para dar a minha opinião, a linguagem foi muito clara, muito realista, o que a nível profissional é muito importante.

Os aspetos mais positivos desta formação foram a sua relevância, pertinência, qualidade e dinamização.

Considero muito positiva a forma prática como as temáticas foram abordadas e o facto da ação ter decorrido com debate e grande interação entre o grupo e entre o grupo e a dinamizadora.


Informações Adicionais

As ações decorrerão em espaço adequado da própria entidade que acolhe a atividade ou em espaço facultado pela Casa Qui. Requisitos técnicos: sala de formação, videoprojetor e quadro branco.

As ações ao abrigo de projetos financiados da Casa Qui são gratuitas. Nas restantes situações será analisado e negociado caso a caso.

Contacte-nos!