A Casa Qui fornece apoio a crianças e jovens em situações de emergência fruto de violência em ambiente familiar por questões motivadas pela orientação sexual ou identidade ou expressão de género, incluindo a expulsão de casa. Oferecemos igualmente apoio a pessoas em situações de violência doméstica ou no namoro enquanto elemento de um casal do mesmo sexo.
Atualmente a Casa Qui funciona enquanto facilitadora do encaminhamento de potenciais situações de crise para as entidades competentes, sejam elas a Polícia de Segurança Pública, Entidades de Saúde Pública, Comissões de Proteção de Crianças e Jovens ou Casas de Acolhimento. Pretendemos desenvolver trabalho no sentido de encaminhar para estabelecimentos deste tipo de organismos que estejam sensibilizados e que ofereçam garantias de uma resposta adequada e não discriminatória.
Durante este processo de referenciação, a equipa técnica da Casa Qui disponibiliza-se a realizar o acompanhamento dos casos, através de apoio psicológico gratuito, aconselhamento jurídico e outras informações que considere necessárias e pertinentes para o momento, contando com técnicos especializados em situações de intervenção em crise. A associação empenha-se igualmente em desenvolver processos de apoio à reintegração familiar e/ou inserção profissional no caso de adolescentes e jovens. Para além destas diligências, a Casa Qui procurará, sempre que tiver meios financeiros, oferecer a possibilidade de intervenção jurídica, conforme a especificidade de cada situação e se esta assim o exigir.
A associação pretende exercer as suas atividades com o pressuposto de colaboração com entidades competentes na área da proteção de crianças e jovens e da violência doméstica ou no namoro e encontra-se a desenvolver um esforço contínuo para a criação a médio prazo de um espaço de acolhimento temporário SOS para pessoas que se encontrem neste tipo de situações.
Nº de Apoio da Casa Qui
Horário: 2ª a 6ª feira das 10h-17h.
Restante Horário: Enviar SMS.
Caso não consiga(s) contactar-nos em tempo útil, utilize(a) um dos seguintes números de apoio:
Violência em Ambiente Familiar
Linha de Emergência Social - 144