A Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, com Rita Paulos e Renata Silva, Presidente e Vice-Presidente da Casa Qui, respetivamente. Fonte: Associação ILGA Portugal

Assinatura de Carta de Compromisso para abertura de Gabinete de Apoio à Vítima para a Juventude LGBTI

A Casa Qui - Associação de Solidariedade Social assinou na terça-feira passada, dia 22 de novembro, uma Carta de Compromisso com a Srª. Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, para a abertura de um Gabinete de Apoio à Vítima para a Juventude LGBTI.

O trabalho do Gabinete de Apoio à Vítima para a Juventude LGBTI da Casa Qui terá início já neste próximo mês de dezembro, numa primeira fase na Casa dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e continuará, posteriormente, na futura sede da Casa Qui na Junta de Freguesia do Lumiar, a inaugurar no próximo ano.

Este gabinete visa dar apoio à juventude LGBTI entre os 16 e 30 anos em situação de violência familiar, de violência no namoro, bullying na escola ou em crise/situação de vulnerabilidade. 

Para além da assinatura da Carta de Compromisso com a Casa Qui foram assinadas igualmente no mesmo dia cartas de compromisso com a Associação ILGA Portugal para abertura do seu Serviço de Apoio a Vítimas LGBT, em Lisboa, e com a Associação Plano i para abertura do Centro de Atendimento Gis, em Matosinhos.

Com este passo o Estado Português encontra-se a financiar pela primeira vez de forma dedicada serviços de apoio à população LGBTI. É um marco histórico.