• Consignação de 0,5% do IRS
  • Slideshow GAV
  • Slideshow Psicologia
  • Slideshow - Reajo Apartamento de Autonomização
1

Consultas de Psicologia

Oferecemos consultas de psicologia gratuitas para jovens e a preço social para adultos no tema da orientação sexual e identidade ou expressão de género
2

Apoio de Emergência

Prestamos acompanhamento a lésbicas, gays, bissexuais, trans ou intersexo vítimas de bullying, violência doméstica/familiar ou de expulsão de casa através do nosso gabinete de apoio à vítima
3

Ações de Sensibilização

Organizamos ações de sensibilização ou de formação sobre igualdade de género, orientação sexual e identidade ou expressão de género para entidades públicas ou privadas
The Rainbow House by Shimmertje

Projeto "Casa Aqui - Primeiros Passos"

A Casa Qui lançou as bases do seu trabalho de apoio à juventude LGBT vítima de violência doméstica e/ou expulsão de casa através do seu primeiro projeto cofinanciado.

Cada vez mais se tem verificado a existência de situações de violência doméstica motivadas por questões da orientação sexual e identidade ou expressão de género. Esta situação pode representar um risco para a saúde mental e inclusão de pessoas lésbicas, gays, bissexuais ou transgénero (LGBT), tendo em conta a estigmatização que lhes está associada. É também problemática a desinformação persistente em relação a estes temas, patente nos discursos de técnicos de saúde, da ação social, da juventude e da educação e que se traduz em práticas clínicas e/ou respostas organizacionais desadequadas.

Com este diagnóstico em mente a Casa Qui procurour estudar e obter informação da parte de instituições ligadas às Comissões de Proteção de Crianças e Jovens locais e de ONGs na área da violência doméstica e saúde mental, do acolhimento e/ou do apoio à vítima para diagnóstico das respostas, assim como das competências existentes nesta temática. O estudo decorreu durante os 6 meses iniciais do projeto e serviu de suporte para as ações de sensibilização, durante o segundo semestre do projeto, que incluiram também as entidades alvo do estudo. Ao implementar planos de sensibilização organizados e fundamentados científica e empiricamente, procurámos contribuir para uma melhor preparação dos técnicos de intervenção social para saberem gerir adequadamente situações de discriminação homo/bi/transfóbica e articularem os recursos necessários à correta resposta organizacional e clínica em situações de emergência social deste tipo.

Desejámos assim estudar as experiências, respostas e necessidades das entidades de proteção de crianças e jovens e de apoio à vítima de casos de emergência e violência domésticas por motivo da homofobia, bifobia e transfobia e sensibilizar profissionais nas áreas de apoio à vítima, nomeadamente de crianças e jovens, e da saúde mental para as questões da orientação sexual e identidade ou expressão de género, para que as suas instituições adaptem as suas respostas às necessidades específicas desta população.

Sendo um dos objetivos da Casa Qui prestar consultoria/serviços técnicos e acompanhamento de situações de emergência, de forma contínua, a públicos parceiros na temática da violência em crianças e jovens LGBT, este projeto permitiu consolidar conhecimento técnico e o estabelecimento de sinergias com instituições homólogas. Assim a Casa Qui e as instituições com missões similares remetem-se para um espaço de complementaridade benéfico à criação de respostas sociais positivas.

O projeto "Casa Aqui - Primeiros Passos" decorrereu entre dezembro de 2013 e dezembro de 2014 e contou com cofinanciamento do Programa EEAGrants "Cidadania Ativa", gerido pelo Fundação Calouste Gulbenkian.


Resultados do Estudo

A Casa Qui apresentou no dia 30 de julho de 2014, na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, com o apoio da Vereação dos Direitos Sociais da Câmara Municipal de Lisboa, os resultados preliminares do Estudo "Diagnóstico de Experiências, Competências e Respostas na Intervenção Institucional com Jovens LGBT em Situação de Violência Familiar e/ou Expulsão de Casa".

 

A apresentação também poder ser baixada aqui em formato Power Point Presentation.


O Relatório do Estudo "Diagnóstico de Experiências, Competências e Respostas na Intervenção Institucional com Jovens LGBT em Situação de Violência Familiar e/ou Expulsão de Casa" pode ser consultado clicando na imagem em baixo:


 

Ações de Sensibilização

A segunda fase do projeto "Casa Aqui - Primeiros Passos" decorreu entre setembro e novembro de 2014, através de ações de sensibilização para dirigentes e técnicos da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, dirigentes e técnicos de Instituto Particulares de Solidariedade Social/Organizações Não Governamentais, na área das crianças e jovens, para técnicos autárquicos na área da juventude, educação, saúde e ação social, assim como outros profissionais nestas áreas.

19 de setembro | Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Tomar e de Ferreira do Zêzere
23 de setembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Seixal
30 de setembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais
3 de outubro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens do Montijo
7 de outubro |  Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Salvaterra de Magos
9 de outubro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Rio Maior
21 de outubro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Torres Vedras
24 de outubro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Lourinhã
28 de outubro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Setúbal
31 de outubro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Odivelas
4 de novembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Benavente
11 de novembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Alcochete
14 de novembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Palmela
18 de novembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santarém
21 de novembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Amadora
25 de novembro | Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Franca de Xira
26 de novembro | Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Lisboa Ocidental, Norte e Centro
28 de novembro | Comissão Nacional de Proteção de Crianças e Jovens em Risco


A Casa Qui desenvolveu uma campanha de donativos para angariar os 5% remanescentes do total do custo do projeto. A meta foi alcançada. Um bem-haja a quem contribuiu!

1250€ angariados do total de 1250€

Para contribuir para futuros projetos clique no botão em baixo:

Fazer Donativo

 

 

A Casa Qui precisa do seu apoio!

Contamos com a sua ajuda para podermos continuar a fazer o nosso trabalho.
  •  Projeto "Conhecer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI"
    Projeto "Conhecer para Proteger: Boas Práticas de Apoio a Crianças e Jovens LGBTI"

    A Casa Qui lançou, em parceria com a CNPDPCJ, um projeto de promoção de boas práticas de apoio a crianças e jovens LGBTI.

    Ver Mais
  • Formação de Públicos Estratégicos - Açores, Algarve e Madeira
    Formação de Públicos Estratégicos - Açores, Algarve e Madeira

    A Casa Qui lançou a execução de uma série de formações de públicos estratégicos na temática LGBTI para 2020 e 2021.

    Ver Mais
  • Encontro Nacional "Conhecer para Proteger: Promover os Direitos das Crianças e Jovens LGBTI"
    Encontro Nacional "Conhecer para Proteger: Promover os Direitos das Crianças e Jovens LGBTI"

    A Casa Qui organizou uma iniciativa de promoção dos direitos e proteção das crianças e jovens LGBTI.

    Ver Mais
  • Projeto "EdSex= : Promover a Igualdade Através da Educação Sexual"
    Projeto "EdSex= : Promover a Igualdade Através da Educação Sexual"

    A Casa Qui lançou um novo projeto de promoção da Igualdade de Género através da Educação Sexual.

    Ver Mais
Projeto "Casa Aqui - Primeiros Passos"
Projeto "Casa Aqui - Primeiros Passos"

A Casa Qui lançou as bases do seu trabalho de apoio à juventude LGBT vítima de violência doméstica e/ou expulsão de casa através do seu primeiro projeto cofinanciado.

Ver Mais
Estudo sobre Discriminação em Ambiente Familiar
Estudo sobre Discriminação em Ambiente Familiar

A Casa Qui efetuou em 2012 um levantamento de dados sobre experiências de discriminação de jovens LGBTI em ambiente familiar para obter conhecimento adicional relevante para o seu trabalho.

Ver Mais

Sobre Nós

Somos uma associação de solidariedade social especializada nas questões da igualdade de género, orientação sexual e identidade ou expressão de género.

Apoiamos vítimas de violência doméstica e/ou expulsão de casa, tanto jovens como adultos. Fornecemos formação, consultoria e acompanhamento psicológico em processos relacionados com a temática lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo, sejam crianças, jovens, adultos ou seus familiares, com o objetivo de garantir que esta população recebe respostas adequadas nas áreas da saúde mental, educação e ação social, que lhes permitam uma verdadeira igualdade de oportunidades.

Ler Mais

Os Nossos Serviços

A Casa Qui procura exercer a sua ação de apoio à população lésbica, gay, bissexual, trans ou intersexo em situação de risco, de forma direta e indireta, através das seguintes respostas:

  • Consultoria a Entidades de Proteção de Crianças e Jovens e de Vítimas de Violência Doméstica
  • Acompanhamento Psicológico
  • Apoio à Reintegração Familiar
  • Apoio à Inserção Profissional
  • Apoio Jurídico
  • Acompanhamento em Emergência SOS
  • Ações de Sensibilização ou Formação

 

Saber Mais

Perguntas Frequentes

Apoios & Patrocínios